Afinal, o que é estilo?

Já reparou como a gente fala “fulano tem estilo” ? Dá impressão que estilo é algo que a gente nasce com (ou sem!). Resolvi falar sobre isso no meu primeiro post porque você vai, assim como eu, entender que estilo é algo construído, e se aperfeiçoa a medida que a gente amadurece.

Nada de pensar “isso não é para mim”. Aperfeiçoar seu estilo pessoal é para todo mundo e é algo delicioso de se fazer! E para que isso? Para você comunicar ao mundo tudo aquilo que você é por dentro e o que deseja. Estilo é a sua “embalagem”, e você pode moldá-la como quiser! Então sim, todos têm estilo. Às vezes só está ali, meio escondido e precisando ser revelado.

Então pare, pense e faça a seguinte pergunta a você mesmo:

  • Quais são os desejos e sensações que você busca ao se vestir?

Se você consegue identificá-las, é possível, toda vez que colocar uma roupa, analisar:  será que esses elementos (roupas) estão me fazendo sentir as sensações que quero? Será que elas estão comunicando meus desejos e aspirações ao mundo?

Quando se estuda consultoria de estilo muita gente fala dos “estilos universais”, que classificam as pessoas em: esportivo, tradicional, elegante, contemporânero, sexy, feminino romântico, dramático, moderno e criativo. Mas, eu sinceramente não acho que dá para classificar toda a humanidade (tão sortida como é) apenas nisso, até porque, também somos uma mistura de tudo isso, né?

Então tente identificar, no seu momento atual, quais são seus desejos e sensações, o que você quer trasmitir  ao se vestir para, então, compor seu estilo pensando nisso, brincando com isso, se divertindo com isso, tendo consciência de que está transmitindo exatamente o que você quer.

É exercício mesmo e a prática não leva a perfeição, mas contribui muito para que as pessoas nos vejam como gostaríamos que vissem!

Vamos fazer um teste?

Sei que o que é sexy para uns pode não ser para outros, mas utilizando as imagens abaixo e supondo que você tenha identificado que uma das sensações e desejos que você tem é se sentir sexy, mas também adequada para uma festa, qual das opções a seguir você acha que transmite essa mensagens de estilo? O Grupo 1 ou o Grupo 2?

Agora, independente da conclusão que você chegar, experiente fazer esse exercício no seu dia a dia para você se sentir mais consciente sobre as sensações e imagens que quer transmitir.

Bjos e merci!

Grupo 1

o-que-e-estilo-1

Grupo 2

o-que-e-estilo-2

  • Share on Tumblr

Deixe uma resposta