Colete: como usar esse poderoso aliado para arrematar o look com estilo!

O colete nosso de cada dia…

Recentemente me perguntaram sobre dicas para usar colete. Eu considero essa peça muito interessante, pois sua história é ancestral, do tempo das guerras da Antiga Roma quando era usada para proteger os guerreiros durante as batalhas.

Depois, se tornou peça obrigatória para os nobres da corte do Rei Charles II, na Inglaterra. Peça até então considerada masculina, passou a ser utilizada também por mulheres no final do século XIX.

Mas foi a partir dos anos 60 que a “febre” estourou com a onda hippie e coletes com franjas, estampas e tecidos diferenciados como couro e lã se destacavam.

como usar coletes de trico colorido hippie larissa lanzo consultoria de estilo como usar hippie colete larissa lanzo consultoria de estilocomo usar hippie colete trico larissa lanzo consultoria de estilo

A partir daí, vimos novas versões surgirem em todas as estações, peças de alfaiataria e de malha, em estilos também totalmente diferentes que vão do country ao social. Então, quais os segredos para usar essa peça tão atemporal?

Aí vão algumas delas:

Efeito emagrecedor

O colete é uma ótima opção de terceira peça para criar uma espécie de linha vertical na silhueta, fazendo com que a gente pareça mais fininha. Para isso, a melhor opção são os coletes mais longos, que alongam o visual e estão super em alta. O colete é ainda uma peça boa para todos os tipos de silhueta, sem restrições! Para quem é fininha, pode abusar de texturas e cores abertas. Para quem quer parecer mais magra, aposte em cores neutras e texturas mais lisas, sem volume ou bolsos.

como usar colete alfaiataria preto larissa lanzo consultoria de estilo

Efeito “acrescentador” de estilo

Sabe quando você está com uma roupa super básica tipo jeans e camiseta branca? Experimente adicionar o colete na composição do look. É instantâneo o efeito! O colete é um verdadeiro acessório, capaz de comunicar seu estilo para o mundo, pois nessa mesma base jeans e camiseta branca você pode usar um colete de alfaiataria e parecer mais formal. Ou, usar uma versão super estampada e parecer mais informal e jovial. Ou, usar uma versão em pele ou tricô e ficar bem quentinha.

como usar colete alfaiataria com jeans e camisa larissa lanzo consultoria de estilo como usar colete alfaitaria cinza despojado larissa lanzo consultoria de estilo como usar colete pele quentinho larissa lanzo consultoria de esilo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Elemento “X” da versatilidade

Poucas peças são tão democráticas como o colete, que vai do final de semana com bermudinha e camiseta, para a balada sobre vestidinhos ou para o trabalho com camisas, calças ou saias. Para começar a experimentar, indico uma versão com mais cara de alfaiataria. Assim, com uma só peça, você pode versatilizar vários looks com peças que você já tem no seu guarda-roupa. É uma peça fácil de achar, possível de se encontrar em várias lojas, inclusive fast fashion. Prefira o modelo com altura normal ou mais longo. Aquela versão mais curtinha cria muito volume (só fica bom pra quem tem silhueta bem fininha e seio pequenino).

como usar colete alfaitaria preto com jeans e camiseta branca larissa lanzo consultoria de estilo como usar colete bege alfaiataria com shorts jeans larissa lanzo consultoria de estilo como usar colete alfaiataria bege com botões pretos larissa lanzo consultoria de estilo como usar colete preto alfaiataria look larissa lanzo consultoria de estilo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ponto de cor ou “acalmador” de look

O colete também é peça-chave quando você quer acrescentar um ponto de cor ou estampa no look. Para não errar, acrescente um “tom” a mais (ou a menos) de cor no colete do que na roupa que está vestindo. Exemplo: shorts cinza e blusinha branca com colete cinza escuro.

como usar colete alfaiataria cinza larissa lanzo consultoria de estilo

Para versões estampadas, também tem um segredinho: eleja uma das cores que aparecem no colete e repita nas demais peças. O contrário também vale: colete que repete uma das cores da estampa da roupa.

como usar colete colorido larissa lanzo consultoria de estilo como usar colete jeans larissa lanzo consultoria de estilo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como “acalmador” de look, o colete é excelente para trazer um toque de elegância em produções que já têm estampa. Nesse caso, use-o em cores neutras como bege, cinza, preto e branco. É um toque de classe!

como usar colete alfaiataria creme larissa lanzo consultoria de estilo como usar colete preto alfaiataria com vestido larissa lanzo consultoria de estilo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pode ser uma tela em branco. Juro!

O colete é um acessório poderoso e que permite muitas combinações. Ele não limita a criatividade! Pelo contrário, pode ser usado com colares por fora dele ou por dentro. Isso o deixará ainda mais interessante e mostrará que você tem segurança o suficiente para usar os dois com muito estilo.

como usar colete com colar colorido larissa lanzo consultoria de estilo como usar colete com colar larissa lanzo consultoria de estilo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

como usar colete jeans com colar larissa lanzo consultoria de estilo

  • Share on Tumblr

Deixe uma resposta