Diretto da lì – Firenze: “made in Italy” e os 5 atêlies que você não pode deixar de conhecer

Dicas preciosas garimpadas à mão, ao estilo artesanal!

Estudar moda na Itália significa ter acesso a uma história milenar relacionada à tradição do “feito à mão”. Florença, mais precisamente, é conhecida como o berço do Renascentimo em que nomes como Michelangelo, Da Vinci, Donatello, Botticelli e Dante Aligheri deixaram herança nas artes e na literatura. Durante estudos de caso, pude observar que o movimento do handmade tem voltado com tudo, inclusive por aqui. Jovens designers e marcas têm se conectado a autenticidade e a originalidade em suas criações, usando técnicas manuais que existem há séculos. Aqui o “100% feito na Itália” aparece em muitos produtos, mostrando o orgulho e o movimento de reconexão com o passado que comunica valores como alta qualidade, exclusividade e atenção aos detalhes.

Grandes marcas italianas como Gucci, Ferragamo, Prada, Fendi, Bvlgari, Dolce e Gabbana, bem como pequenos negócios e atêlies situados em toda a Itália estão, mais do que nunca, mostrando os diferenciais no processo de produção manual.

Tive oportunidade de conhecer alguns mestres nessa arte. Destes, listei cinco que você não pode deixar de conhecer quando vier à Florença:

Katia Scarpelli

Leonardo Scarpelli do estúdio Scarpelli Mosaic (Via Ricasoli 59/r) pratica a arte do mosaíco fiorentino, também conhecido como Pietre Dure. Este ofício remonta ao período da Renascença e é usado para criar qualquer coisa, de jóias a mobiliário.

katia scarpello

L’Ippogrifo stampe d’arte

No atêlier de gravuras L’Ippogrifo (via Santo Spirito 5), Gianni e Francesca Raffaelli, marido e mulher, trabalham juntos para levar adiante as tradições da gravura e impressão.

LIppogrifo

Carlo Cecchi e Giuliano Ricci

O espaço de Carlo Cecchi e Giuliano Ricci, cuja oficina está localizado na Piazza Santo Spirito 12, atende uma ampla rede de clientes, incluindo Christian Dior. Projetos como os retratados por Dior trazer artesanato tradicional florentino em lojas de todo o mundo, mas você também pode ir diretamente à fonte e comprar acessórios artesanais que sustentam a economia local e não são assim tão caros. Os dois mestres trabalham há mais de 50 anos por lá e me disseram que querem manter tudo assim, pequeno no tamanho e grande no coração!

 

Giuliano Ricci

 

Giuliano Ricci 2

 

Giuliano Ricci 3

Donato Zaccaro

Especializado em pratraria, Donato atua desde 1969. Quando os visitantes vão ao seu estúdio na Via Sdrucciolo de’ Pitti, 12-14 R, eles podem ver tigelas de prata, castiçais, copos e muito mais. Dependendo da quantidade e complexidade, Donato também faz peças exclusivas.

Donato

 

Super Duper Heats

Esse trio de jovens designers produz chapéus e acessórios 100% feitos à mão, como no tempo dos nossos avós. Com um toque indie, cada produto reflete a criatividade das tendências do momento e o resultado de um processo tradicional, quase totalmente perdido no caos dos produtos de massa. O atêlier fica na Via Volterrana 9R, mas para comprar só online ou em multimarcas como Luiza Via Roma (Via Roma, 19/21r). Super cool!

Super Duper

Super Duper 2

 

Espero que tenha curtido as dicas!

Bacio <3

  • Share on Tumblr

Deixe uma resposta