É para minha empresa?

Antes de responder a essa pergunta, a gente precisa definir que:

Identidade = é o que a empresa faz e diz, é aquilo que a empresa declara em seu estatuto como missão, visão, valores e princípios.

“Por identidade queremos dizer a natureza verdadeira, própria, dos negócios, produtos, perfil técnico e cultural da empresa.” (Gaudencio Torquato do Rego)

Imagem = é o que se passa na mente dos públicos, no imaginário,  tem a ver com percepção. É uma visão intangivel, abstrata das coisas, uma visão subjetiva.  “É a representação mental, no imaginário coletivo, de um conjunto de atributos e valores que funcionam como um estereótipo e determinam a conduta e opiniões desta coletividade”. (2001, p.58 – Joan Costa).

“(…) aquilo que passa, que se transfere, simbolicamente, para a opinião pública.” (Gaudencio Torquato do Rego)

Reputação = conjunto de percepções que as pessoas têm de indivíduos ou organizações, que são formadas por meio de experiências pessoais, das mensagens retidas, bem como das conversas de terceiros a que estão expostas.

Uma empresa com boa reputação  é um parceiro desejado, um bom lugar para trabalhar, alguém cujos produtos ou serviços inspiram confiança.

Mas, e daí?

Com esse pressuposto, é possível dizer que, para obter boa reputação corporativa é necessário que tudo aquilo que a empresa é e diz que é (identidade) esteja de acordo com sua imagem (aquilo que as pessoas vêem, percebem).

Com base nesses princípios, aliados aos conceitos de consultoria de estilo, foi desenvolvida uma metodologia autoral para criar soluções que contribuem para a construção de reputação positiva, seguindo os passos descritos a seguir.

Projetos Corporativos

Passo 1 – Etapa Investigativa
Análise dos princípios organizacionais (missão, visão, valores e princípios)

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Análise do posicionamento da marca (identidade visual da empresa, forma de se comunicar com os públicos de interesse)

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Captação de informações relacionadas ao cenário atual (forma como funcionários, representantes, vendedores e recepcionistas se apresentam atualmente)

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Entrevistas com stakeholders

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Entrevistas com alta diretoria

 

Passo 2 – Etapa Análitica

De posse das informações captadas na etapa investigativa, é desenvolvida análise que mensura se a identidade (o que a empresa é) está adequada a imagem que a empresa quer passar (a forma como ela quer ser vista), de acordo com a forma com que funcionários, representantes, vendedores e recepcinostas se apresentam.

Passo 3 – Soluções

Baseado na etapa analítica, são recomendadas e desenvolvidas soluções personalizadas como:

  • DressCode Corporativo: guia para basear os funcionários, representantes, vendedores e recepcionistas em como é esperado que se apresentem na empresa e nos eventos corporativos, levando em consideração estilo, cabelo, maquiagem, postura e etiqueta;
  • Palestras Conscientizadoras:  para colocar a equipe em contato com o DressCode, esclarecer as principais dúvidas e fornecer exemplos práticos;
  • Fale com seu Estilo: disponibilização de um canal online para que a equipe obtenha respostas para questões relacionadas ao DressCode em seu dia-a-dia de trabalho e que, possivelmente, não têm para quem perguntar;
  • Conteúdo exclusivo: informações e dicas para que a empresa utilize em seus canais de comunicação com a equipe como e-mail, Intranet, revista corporativa, mural de notícias, TV corporativa, entre outros;
  • Desenvolvimento de uniforme e treinamento de apresentação para equipes de Recepcionistas, Seguranças, Promotoras, Representantes e Vendedores (sua equipe deve refletir o que sua marca é).

Oferecemos também palestras avulsas para eventos corporativos e temáticos como Dia Internacional da Mulher, Dia das Mães, Dicas de Etiqueta e DressCode Corporativo.

Entre em contato e obtenha mais informações.

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