É primavera! Que tal colocar um pouco de cor no seu guarda-roupa? Vem ver como…

Em setembro celebramos o início da estação mais florida do ano!

Qual a primeira imagem que te vem a cabeça quando pensa nessa estação do ano? O que vem  a minha é um Ipê amarelo bem florido, cheio de cor que aquece o coração.

ypê amarelo

 

Inspirada nesse pensamento resolvi colocar as roupas mais floridas, estampadas e coloridas do meu armário para “bater perna” e compartilhar aqui com você algumas dicas de como coordenar cores de formas bem certeiras.

Esse tema é sempre uma das principais dúvidas das minhas clientes e amigas. E vale mesmo se informar sobre o tema. Afinal, de todos os elementos que compõem o estilo, as cores são o que mais impactam, antes de qualquer coisa.

Então lá vai…

Antes de mais nada, quero apresentar a você o Círculo Cromático, usado por artistas plásticos, pintores e também por nós (personal stylists), direcionando as melhores combinações. Você também pode usá-lo.

círculo cromático

COORDENAÇÕES DE CORES ANÁLOGAS

São as cores vizinhas no círculo cromático, que ficam ao lado uma da outra. Como tem pigmentos muito semelhantes, rendem pouco contraste, transmite mensagem elegante, mas muito mais jovial e original que as monocromáticas. Ex: verde e azul, laranja e amarelo, roxo e vermelho.

coordenação análoga 2coordenação análoga

COORDENAÇÕES DE CORES COMPLEMENTARES

São cores opostas no círculo cromático. Elas são mais contrastantes quando usadas juntas e, por isso, transmitem mensagens de informalidade, ousadia e criatividade. Ex. verde e rosa, laranja e azul.

coordenação complementarcoordenação complementar 2

COORDENAÇÕES DE CORES EM TRÍADE

Está vendo essa figura de uma pirâmide no meio do círculo? É uma forma de pensar novas possibilidades de coordenar três cores num mesmo look. Esse é nível avançado!! Hehehe…altas doses de criatividade e originalidade. Mas olha só, leve em consideração também a intensidade das cores. Dá pra usar laranja, verde e violeta, por exemplo, em tons suaves e opacos.

coordenação em triadecoordenação em triade 2

COORDENAÇÃO DE LISO COM ESTAMPA

Essa é a forma mais fácil de coordenar estampa: usando uma peça lisa que tenha uma cor em comum. Não precisa exatamente a mesma cor, mas tem que ser similar, parecida.

coordenação liso com estampa

 

COORDENAÇÃO DE ESTAMPAS DIFERENTES EM CORES IGUAIS

Vale juntar tudo nas mesmas cores (listras em azul e branco e bolinhas em azul e branco também) ou coordenar estampas com pelo menos uma cor em comum (tipo listras em preto e branco e estampa de frutas em branco e amarelo). É o melhor jeito de começar a misturar estampas − nem precisa ser blusa estampada + calça ou saia estampada − dá pra fazer o mix com um shortinho e um lenço, por exemplo.

estampas diferentes cores iguaisestampas diferentes cores iguais 2

COORDENAÇÃO DE ESTAMPAS COM TEMAS DIFERENTES

É possível coor­denar “temas” diferentes, complementando mensagens que a gente transmite através do que veste (nem que seja mensagem de criatividade!). Como por exemplo, listras com florais, étnicos com florais, estampa de bicho em uma peça de roupa com outra estampa de bicho em um acessório, gráficos com abstratos/artísticos, étnicos com gráficos, xadrez com bolinhas, flo­rais com xadrez e tantas outras possibilidades.

temas diferentestemas diferentes 2

COORDENAÇÃO DE NEUTROS

Tá bom vai…se você não curte arriscar muito nas cores, mas mesmo assim quer sair do trivial, uma dica bacana é coordenar cores neutras. Eu amo! Dá para criar coordenações bem originais só juntando dois mais tons neutros. Chega de preto e branco! Mais bacana é juntar marinho com e vinho, marrom e preto, bege e cinza, preto e azul, e por aí vai!

neutro com neutro 2neutro com neutro

  • Share on Tumblr

Deixe uma resposta