Fórmulas testadas e aprovadas para montar malas inteligentes com estilo!

A gente A-M-A férias, certo? Só que tem uma parte importante do planejamento dela que muita gente se arrepia só de ouvir: fazer as malas.

como-arrumar-uma-mala-de-viagem

Estou me preparando para passar uns dias em NY (delicia!) e me peguei colocando em prática algumas fórmulas que indico para as minhas clientes quando elas apontam a necessidade de aprender a montar malas inteligentes.

O que procuro orientar é: aliar as fórmulas de malas inteligentes com seu estilo pessoal (que a gente descobre na consultoria de estilo) e com o destino das férias (pensando em temperatura, programação das atividades e locais que serão visitados. Afinal, uma viagem com filhos pequenos é bem diferente de uma programação de viagem com as amigas).

arrumar-mala-viagem-organização

Antes de falar das fórmulas, vou “provocar” algumas reflexões para serem consideradas antes de colocar a “mão na massa”.

  • Pesquise com uma semana de antecedência como está o clima no local de destino. Em geral a gente sabe como está de acordo com a região e época do ano, mas sabe como é, né? Temperatura é algo que muda muito (calor pode ser calorzão ou calorzinho!).
  • A mesma pessoa que está indo viajar, é a mesma que vive o dia-a-dia da “vida real”. No caso, você! Então, não tem porque querer ser uma pessoa diferente durante as férias. Se você preza por conforto, com certeza continuará durante as férias. Então, não adianta colocar na mala aquela sandália de salto agulha mega alto que você NUNCA usa na esperança de que, dessa vez, irá usá-las.
  • Pense nas proporções das atividades que serão feitas durante a programação das férias. Exemplo: vai “bater muita perna” durante o dia e à noite vai conhecer restaurantes e bares descolados? Sua mala pode ser 70% roupas confortáveis e 30% para “baladinha”. E você ainda pode “burlar o sistema” se levar peças versáteis, que servem para ambas as ocasiões como uma jaquetinha de couro, uma sapatilha bonita, um colar que você ama.
  • Durante as férias, talvez suas prioridades mudem um pouco do seu cotidiano, mas você ainda deseja transmitir seu estilo pessoal. Como conciliar? Exemplo: vamos imaginar uma mulher que trabalha num escritório e vai viajar com os filhos para o campo. O estilo dela é clássico e normalmente ela deseja se sentir confiante, adequada e sofisticada. Vai dar certo ela levar seu scarpins, trench coats e vestidos? Não! Mas, ela também não precisa se sentir deslocada usando tênis esportivo e moletom do Pato Donald. Nesse caso, ela deve procurar peças que sejam adequadas para as férias com as crianças, mas, ainda assim, que transmitam seu estilo: calça de montaria, botas, jaquetas, malhas boas, etc.
  • Na medida do possível, tente fazer com que as peças coordenem-se entre si. Você pode pensar em direção de cores e estampas. Exemplo: todas as partes de cima combinam com todas as partes de baixo. Não é nada prático montar looks em que uma coisa só combina com uma única outra coisa. E isso também vale para os acessórios como colares, pulseiras, brincos e sapatos. Pense em adicionar peças que “conversam” entre si em diferentes situações. Afinal, você não vai quer perder tempo pensando nisso durante as férias, né?

 arrumar-mala-viagem

Bom, com isso em mente, vamos às fórmulas das minhas “mestras” Oficina de Estilo, testadas e aprovadas por mim:

MALA PRA VIAGEM CURTINHA

fim de semana ou feriado

3 partes de baixo (calça, saia, bermuda/short, vestido)

6 partes de cima (blusas, camisetas, jaquetinhas, cardigans, etc)

2 pares de sapato diferentes um do outro (tipo teninhos e sapatilha, ou sapatilha e sandália)

2 bolsas (uma maior pra usar na viagem, uma média pra usar no destino)

MALA PRA VIAGEM MÉDIA

uma semana – dez dias

6 partes de baixo

12 partes de cima

3 pares de sapato diferentes uns dos outros

3 bolsas (aqui pode ser incluída uma pequenina pra noite, por exemplo)

MALA PRA VIAGEM LONGA

15 dias ou mais

10 partes de baixo

10 partes de cima

5 pares de sapatos

3 bolsas

como-organizar-mala-inteligente

Mas atenção, se você é daquelas (ou daqueles) que definitivamente O-D-E-I-A-M essa parte e não estão nem um pouco a fim de ficar pensando nisso, entre em contato comigo clicando aqui e contrate o meu serviço de personal organizer de malas!

malas-organizadas-inteligentes

Tem alguma dica adicional para compartilhar? Escreva nos comentários.

  • Share on Tumblr

Deixe uma resposta