Qual a relação entre estilo e autoestima?

Quando você se veste, quais são as suas principais motivações?

É apenas para cobrir o corpo? Você pensa no ambiente e nas pessoas a sua volta?

Normalmente a gente tem algum objetivo ao se vestir. Pode até não ser consciente, mas quando vamos para o trabalho (no caso de quem atua em ambientes formais), normalmente pensamos no comprimento da saia e no decote.  Quando vamos para um jantar romântico, pensamos em como agradar nosso par. Quando vamos para a balada, já nos permitimos ousar um pouco mais. É ou não é?

Eu acredito que todas essas motivações (que nos levam a vestir de forma adequada para cada ocasião) também refletem a quantas anda a “saúde” de algo que faz toda a diferença em nossas vidas: a autoestima.

jackie kennedy autoestima estilo

A definição do dicionário diz que autoestima é a “valorização que uma pessoa confere a si própria, permitindo-lhe ter confiança nos próprios atos e pensamentos”. Por definição de livros de psicologia a autoestima é a avaliação que a gente faz da gente mesmo – o que a gente pensa e sente sobre quem a gente é.

Você acredita que alguém que não vê valor em si mesmo investirá no cuidado com sua imagem, atentando para o uso das melhores roupas, tecidos e caimentos a que tenha acesso, imprimindo sua personalidade e desejos no seu estilo pessoal?

autoestima e estilo

 

Tenho observado que a gente investe nisso tanto quanto vemos valor em nós mesmos. Quem se ama quer se cuidar tanto quanto puder (por dentro de por fora). Quer usar as melhores peças que puder, quer se sentir bem todos os dias. Então, porque deixar “mofando” no armário as melhores roupas que a gente tem para usar em uma ocasião “especial”? Quem determina quais são essas ocasiões? Deveríamos ser somos nós e, na minha opinião, essas ocasiões são todos os dias em que temos a oportunidade de viver.

autoestima

 

Para que deixar o melhor da vida guardado no armário? Costumo dizer para minhas clientes que imagem e estilo são coisas que a gente constrói todos os dias, não só aos finais de semana ou naquela festa super bacana em que a gente coloca o melhor vestido que temos. Quer sua autoestima renovada? Permita-se conhecer e aprimorar seu estilo, usar o que puder de melhor todos os dias, sentir-se como deseja ao se vestir (tudo pensado de forma consciente >>> justamente o objetivo do meu trabalho como personal stylist) e veja o novo “fôlego” que isso dará no valor que você fornece a si próprio. Ah, e para ficar ainda melhor, essa energia “contamina” todos a sua volta!

confiança autoestima estilo

 

 

 

  • Share on Tumblr

3 thoughts on “Qual a relação entre estilo e autoestima?

Deixe uma resposta